- 1Maria de VerdadeLetraAcordesVideoCarlinhos Brown
POUSA-SE TODA MARIA
NO VARAL DAS 22 FADAS NUAS LOURINHAS
FOSTES BESOURO MARIA
E A ABA DO PIERROT DESCOSTUROU NA BAINHA
FARINHAR BEM, DERRAMAR A CANÇÃO
REVIRAR TRENS, LOUCO MOVER PAIXÃO
NAS DIREÇÕES, PROGRAMADO EMOLDURADO
ESPERAREI ROMÂNTICO
SOU A PESSOA MARIA
NA ÁGUA QUENTE E BOA GENTE TUA MARIA
VOA QUEM VOA MARIA
E A ALMA SEMPRE BOA SEMPRE VOU À MARIATOU VITIMADO NO PROFUNDO POÇO
NA POÇA DO MUNDO
DO CÉU AMOR VAI CHOVER
TUA PESSOA MARIA
MESMO QUE DOA MARIA
TUA PESSOA MARIA
MESMO QUE DOA MARIA - 2Na EstradaLetraPartituraAcordesMarisa Monte / Nando Reis / Carlinhos Brown
ELA VAI VOLTAR, VAI CHEGAR
E SE DEMORAR, I´LL WAIT FOR YOU
ELA VEM, E NINGUÉM MAIS BELA
BABY, I WANNA BE YOURS TONIGHT
SEM BOTÃO, NO TEMPO, NO TOPO, NO CHÃO
EM CADA ESCADA, A CAMINHADA A PÉ, DE CAMINHÃO
SEU HORÁRIO NUNCA É CEDO AONDE ESTOUE QUANDO ESCONDO A MINHA OLHEIRA
É PRA COLHER AMOR
SALA SEM ELA TEM JANELA
INCLINA EM CERCA DE ATENÇÃO
ELA VEM, E NINGUÉM MAIS
ELA VEM EM MINHA DIREÇÃO
SALA SEM ELA TEM JANELA
INCLINA EM CERCA DE ATENÇÃO
ELA VEM, E NINGUÉM MAIS
BELA VEM EM MINHA DIREÇÃO - 3Ao Meu RedorLetraAcordesNando Reis
AO MEU REDOR ESTÁ DESERTO
VOCÊ NÃO ESTÁ POR PERTO
E AINDA ESTÁ TÃO PERTO
DENTRO DESSA GELADEIRA, DENTRO DA DESPENSA DO FOGÃO
DENTRO DA GAVETA, DENTRO DA GARAGEM E NO PORÃO
EM TODOS OS ARMÁRIOS, NOS VESTIDOS, NOS REMÉDIOS, NUM BOTÃO
POR DENTRO DAS PAREDES, PELOS QUARTOS, PELOS PRÉDIOS E NO PORTÃO
ATÉ NO QUE EU NÃO ENXERGO
ATÉ MESMO QUANDO EU NÃO QUERO
EU NÃO QUERO
DENTRO DA CAMISA, NO SAPATO, NO CIGARRO
NA REVISTA, NA PISCINA, NA JANELA, NO CARRO AO LADO
NO SOM DO RÁDIO EU OUÇO A MESMA
COISA O TEMPO INTEIRO, EM FEVEREIRO, EM JANEIRO, EM DEZEMBRO AO MEU REDOR ESTÁ
DESERTO
TUDO QUE ESTÁ POR PERTO
AINDA ESTÁ TÃO PERTO - 4Segue o secoLetraAcordesVideoCarlinhos Brown
A BOIADA SECA
NA ENXURRADA SECA
A TROVOADA SECA
NA ENXADA SECASEGUE O SECO SEM SECARQUE O CAMINHO É SECO
SEM SACAR QUE O ESPINHO É SECO
SEM SACAR QUE SECO É O SER SOLSEM SACAR QUE ALGUM ESPINHO SECO SECARÁ
E A ÁGUA QUE SACAR SERÁ UM TIRO SECO
E SECARÁ O SEU DESTINO SECAÔ CHUVA VEM ME DIZER
SE POSSO IR LÁ EM CIMA PRÁ DERRAMAR VOCÊ
Ó CHUVA PRESTE ATENÇÃO
SE O POVO LÁ DE CIMA VIVE NA SOLIDÃOSE ACABAR NÃO ACOSTUMANDO
SE ACABAR PARADO CALADO
SE ACABAR BAIXINHO CHORANDO
SE ACABAR MEIO ABANDONADOPODE SER LÁGRIMAS DE SÃO PEDRO
OU TALVEZ UM GRANDE AMOR CHORANDO
PODE SER O DESABOTADO DO CÉU
PODE SER COCO DERRAMADO - 5Pale Blue EyesLetraAcordesLou Reed
SOMETIMES I FEEL SO HAPPY
SOMETIMES I FEEL SO SAD
SOMETIMES I FEEL SO HAPPY
BUT MOSTLY YOU JUST MAKE ME MAD
BABY YOU JUST MAKE ME MADLINGER ON, YOUR PALE BLUE EYES
LINGER ON,YOUR PALE BLUE EYESTHOUGHT OF YOU AS MY MOUNTAIN TOP
THOUGHT OF YOU AS MY PEAK
THOUGHT OF YOU AS EVERYTHING
L’VE HAD BUT COULDN’T KEEP
I’VE HAD BUT COULDN’T KEEPIF I COULD MAKE THE WORLD AS PURE AND STRANGE AS WHAT I SEE
I’D PUT YOU IN THE MIRROR I PUT IN FRONT OF ME
I PUT IN FRONT OF MESKIP A LIFE COMPLETELY, STUFF IT IN A CUP
SHE SAID MONEY IS LIKE US IN TIME
IT LIES BUT CAN’T STAND UP
DOWN FOR YOU IS UPIT WAS GOOD WHAT WE DID YESTERDAY
AND L’D DO IT ONCE AGAIN
BMTHE FACT THAT YOU ARE MARRIED
ONLY PROVES YOU’RE MY BEST FRIEND
BUT IT’S TRULY, TRULY A SIN - 6Dança da SolidãoLetraAcordesPaulinho da Viola
SOLIDÃO É LAVA QUE COBRE TUDO
AMARGURA EM MINHA BOCA
SORRI SEUS DENTES DE CHUMBO
SOLIDÃO PALAVRA CAVADA NO CORAÇÃO
RESIGNADO E MUDO
NO COMPASSO DA DESILUSÃODESILUSÃO, DESILUSÃO
DANÇO EU DANÇA VOCÊ
NA DANÇA DA SOLIDÃOCAMÉLLIA FICOU VIÚVA
JOANA SE APAIXONOU
MARIA TENTOU A MORTE
POR CAUSA DO SEU AMOR
MEU PAI SEMPRE ME DIZIA
MEU FILHO TOME CUIDADO
QUANDO EU PENSO NO FUTURO
NÃO ESQUEÇO O MEU PASSADODESILUSÃO, DESILUSÃO
DANÇO EU DANÇA VOCÊ
NA DANÇA DA SOLIDÃOQUANDO VEM A MADRUGADA
MEU PENSAMENTO VAGUEIA
CORRO OS DEDOS NA VIOLA
CONTEMPLANDO A LUA CHEIA
APESAR DE TUDO EXISTE
UMA FONTE DE ÁGUA PURA
QUEM BEBER DAQUELA ÁGUA
NÃO TERÁ MAIS AMARGURADESILUSÃO, DESILUSÃO
DANÇO EU DANÇA VOCÊ
NA DANÇA DA SOLIDÃO - 7De mais ninguémLetraPartituraAcordesVideoMarisa Monte / Arnaldo Antunes
SE ELA ME DEIXOU, A DOR
É MINHA SÓ, NÃO É DE MAIS NINGUÉM
AOS OUTROS EU DEVOLVO A DÓ,
EU TENHO A MINHA DORSE ELA PREFERIU FICAR SOZINHA,
OU JÁ TEM UM OUTRO BEM.
SE ELA ME DEIXOU A DOR É MINHA,
A DOR É DE QUEM TEM.É MEU TROFÉU, É O QUE RESTOU,
É O QUE ME AQUECE SEM ME DAR CALOR
SE EU NÃO TENHO O MEU AMOR,
EU TENHO A MINHA DOR.A SALA, O QUARTO, A CASA ESTÁ VAZIA,
A COZINHA, O CORREDOR
SE NOS MEUS BRAÇOS ELA NÃO SE ANINHA,
A DOR É MINHA.É O MEU LENÇOL, É O COBERTOR,
É O QUE ME AQUECE SEM ME DAR CALOR
SE EU NÃO TENHO O MEU AMOR
EU TENHO A MINHA DOR (…) - 8Alta NoiteLetraAcordesVideoArnaldo Antunes
ALTA NOITE JÁ SE IA
NINGUÉM NA ESTRADA ANDAVA
NO CAMINHO QUE NINGUÉM CAMINHA
MALTA NOITE JÁ SE IA
NINGUÉM COM OS PÉS NA ÁGUA
NENHUMA PESSOA SOZINHA IA
NENHUMA PESSOA VINHA
NEM A MANHÃZINHA
NEM A MADRUGADAALTA NOITE JÁ SE IA
NINGUÉM NA ESTRADA ANDAVA
NO CAMINHO QUE NINGUÉM CAMINHA
ALTA NOITE JÁ SE IA
NINGUÉM COM OS PÉS NA ÁGUA
NENHUMA PESSOA SOZINHA IA
NENHUMA PESSOA VINHANEM A ESTRELA GUIA
NEM A ESTRELA D’ALVA - 9O CéuLetraPartituraAcordesMarisa Monte / Nando Reis
O CÉU VAI TÃO LONGE ESTÁ PERTO
O CÉU FICA EM CIMA DO TETO
O CÉU TEM AS QUATRO ESTAÇÕES
ESCURECE DE NOITE, AMANHECE COM O SOL
O CÉU SERVE A TODOS
O CÉU NINGUÉM PODE PEGAR
O CÉU COBRE A TERRA E A LUA
ENTRA DENTRO DO QUARTO, RUA DO AVIÃODENTRO DO UNIVERSO MORA O CÉU
O CÉU PÁRA-QUEDAS E SALTOS
O CÉU VAI DO CHÃO PARA O ALTO
O CÉU SEM COMEÇO NEM FIM
PARA SEMPRE SEREI SEU FÃ
OLHAI PRO CÉU, OLHAI PRO CHÃO - 10Bem LeveLetraPartituraAcordesMarisa Monte / Arnaldo Antunes / Arto Lindsay
BEM LEVE LEVE, REVELE
QUEM POUSE A PELE EM CIMA DE MADEIRA
BEIRA BEIRA QUEM DERA MERA MERA
CADEIRA
MAS BREVE BREVE, REVELE
VELE VELE QUEM PESE, DOS PÉS A CAVEIRA
DALI DA BEIRA UMA PALAVRA CAI NO CHÃO
CAIXÃO
DESSA MANEIRA
UMA PALAVRA DE MADEIRA EM CADA MÃO
IMBUIA, CEREJEIRAJACARANDÁ, PEROBA, PINHO, JATOBÁ
CABREÚVA, GARAPERAUMA PALAVRA DE MADEIRA CAI NO CHÃO
CAIXÃO
DESSA MANEIRA. - 11Balança PemaLetraAcordesVideoJorge Benjor
BALANÇA A PEMA
BALANÇA SEM PARAR
ARRASTA AS SANDÁLIA
ARRASTA ATÉ GASTARPOIS QUANDO VOCÊ SAMBALANÇA
SAMBALANÇA
MEU CORAÇÃO TAMBÉM
ELE SAMBALANÇA CERTINHO
JUNTINHO
COM O SEU VAI E VEMBALANÇA A PEMA
BALANÇA SEM PARAR
ARRASTA AS SANDÁLIA
ARRASTA ATÉ GASTARSE VOCÉ JURAR
ME ENSINAR
SAMBALANÇAR ASSIM
EU LHE DAREI
UMA SANDÁLIA DE PRATA
PRA VOCÉ SAMBALANÇAR
SÓ PRÁ MIM. - 12Enquanto IssoLetraPartituraAcordesVideoMarisa Monte / Nando Reis
ENQUANTO ISSO
ANOITECE EM CERTAS REGIÕES
E SE PUDÉSSEMOS
TER A VELOCIDADE PARA VER TUDO
ASSISTIRÍAMOS TUDO
A MADRUGADA PERTO
DA NOITE ESCURECENDO
AO LADO DO ENTARDECER
A TARDE INTEIRA
LOGO APÓS O ALMOÇO
O MEIO-DIA ACONTECENDO EM PLENO SOL
SEGUIDO DA MANHÃ QUE CORREU
DESDE MUITO CEDO
E QUE SÓ VIRAM
OS QUE LEVANTARAM PARA TRABALHAR
NO ALVORECER QUE FOI SURGINDO. - 13Esta MelodiaLetraAcordesBubú da Portela / Jamelão
QUANDO VEM ROMPENDO O DIA
EU ME LEVANTO COMEÇO LOGO A CANTAR
ESTA DOCE MELODIA QUE ME FAZ LEMBRAR
DAQUELAS LINDAS NOITES DE LUAR
EU TINHA UM ALGUÉM SEMPRE A ME ESPERAR
DESDE O DIA EM QUE ELA FOI EMBORA
EU GUARDO ESTA CANÇÃO NA MEMÓRIAEU TINHA A ESPERANÇA QUE UM DIA
ELA VOLTASSE PARA MINHA COMPANHIA
DEUS DEU RESIGNAÇÃO
AO MEU POBRE CORAÇÃO
NÃO SUPORTO MAIS TUA AUSÊNCIA
JÁ PEDI A DEUS PACIÊNCIA
QUANDO VEM ROMPENDO O DIA
EU ME LEVANTO COMEÇO LOGO A CANTAR
ESTA DOCE MELODIA QUE ME FAZ LEMBRAR
DAQUELAS LINDAS NOITES DE LUAR
EU TINHA UM ALGUÉM SEMPRE A ME ESPERAR
DESDE O DIA EM QUE ELA FOI EMBORA
EU GUARDO ESTA CANÇÃO NA MEMÓRIAEU TINHA A ESPERANÇA QUE UM DIA
ELA VOLTASSE PARA MINHA COMPANHIA
DEUS DEU RESIGNAÇÃO
AO MEU POBRE CORAÇÃO
NÃO SUPORTO MAIS TUA AUSÊNCIA
JÁ PEDI A DEUS PACIÊNCIA
Créditos
Producido por Arto Lindsay
Coproducido por Marisa Monte
Grabado y Mezclado por Patrick Dillet
Dirección Ejecutiva // Leonardo Netto
Coordinación de Producción // CláudiaPuget – Río; Jeff Young - Nueva York
A&R EMI // João Araújo, Estúdio Nas Nuvens – Río; Skyline - Nueva York
Asistente de Estudio // GuilhermeCaliccio – Río; Matt Curry y Rick Lamb - Nueva York
Pipa // Alexandre Saieg - Río
Conversión Análogo-Digital // MYTEK Technologies, grabado en Marzo, Abril y Mayo de 1994
Masterizado por // Denilson Campos en Promaster – Río; Scott Hull en Masterdisc - Nueva York
Diseño // Glória y Sula Danowski
Ilustración // Marcos Martins DEMIBOLD
Ediciones y Proyectos Gráficos, Versión práctica de las cifras // SérgioBenevenuto
Coordinación Gráfica/EMI // EgeuLaus
Philip Glass aparece como cortesía de Elektra/Nonesuch Records
Laurie Anderson aparece como cortesía de Warner Bros. Records, Inc.
Gilberto Gil aparece como cortesía de Warner Music Brasil
Sobre el Álbum
Su primer disco fue una contravención. Tras fulminar al público, que llenaba sus recitales en los teatros de muchas partes de Brasil, con su voz impresionantemente segura e inaugural, Marisa Monte decidió grabar su primer disco “en vivo”. Con un repertorio bastante versátil, ella creaba basada en sus influencias y preferencias. Vastísimas, diversificadas, incluso sorprendentes. Tan sorprendentes cuanto fue el éxito de ventas de su primer disco, “Marisa Monte”, producido por Nelson Motta, para los que no estaban acostumbrados a presenciar otra manera de empezar una carrera, distinta de la obvia. Junto con su LP, lanzaba también un especial para televisión grabado en 16 milímetros. El espanto se apoderó de los oídos boquiabiertos.
Su segundo disco, “Mais”, en realidad, también ha sido un “primero”. Primer disco de estudio, primer disco suyo producido por Arto Lindsay, primer disco con material inédito, y, principalmente, el primer disco con composiciones suyas y de nuevos colaboradores. Más allá del círculo de influencias establecido en su álbum anterior, Marisa en ese momento empezaba a consolidar relaciones de trabajo que resultarían en una ampliación de su ocupación en la nueva escena musical de Brasil. La novedad estaba no solo en sus colaboraciones, sino también en los músicos invitados a tocar en su disco. Entre ellos, RyuichiSakamoto, Naná Vasconcelos, Robertinho do Recife, BernieWorrell, Pedrinho Santana, Ed Motta, las mujeres cantantes de Velha Guarda da Portela, y muchos otros. Dividiendo las grabaciones entre Río de Janeiro y Nueva York, Marisa Montes ya anunciaba su vocación para transitar cómodamente dentro y fuera de Brasil.
El final de la gira de “Mais” marcó el principio de un período de un año y medio con una serie de encuentros musicales, que más tarde resultaron en la creación de este nuevo álbum.
En Agosto de 92, compartiendo un recital en Riocentro con los Titãs, presentaron juntos algunos números como “Umbabarauma”, de Jorge Benjor, “Panis et Circensis”, de CaetanoVeloso y Gilberto Gil, ensayados exclusivamente para esa presentación.
En una noche organizada por Arto Lindsay en un festival en Alemania, en Noviembre de 92, Marisa se reencontró en el escenario con el tecladista BernieWorrel. En ese mismo escenario, también tocó Laurie Anderson, con quien Marisa se presentaría meses después en el Knitting Factory, en Nueva York.
En Abril de 93, Marisa participó de 4 pistas del LP “Nome”, de Arnaldo Antunes, y una de ellas, la canción “Alta Noite”, la volvería a cantar en un recital con el guitarrista Raphael Rabello y Paulinho da Viola, en Olympia, en São Paulo, en Junio del mismo año. A partir de esos encuentros en los ensayos con Raphael y Paulinho, Marisa fue invitada a participar de saraos en Río de Janeiro, cuando tuvo la oportunidad de conocer a los músicos del grupo Época de Ouro, grupo de música regional del instrumentista Jacob do Bandolim.
Del recital en Olympia ya formaban parte del repertorio las canciones “Esta Melodia”, de Bubu da Portela y Jamelão, y “Dança da Solidão”, de Paulinho da Viola.
Invitada a compartir sólo una presentación con Gilberto Gil en Múnich, en Noviembre de 93, Marisa volvía a cantar “Dança da Solidão” e incluía “BalançaPema”, de Jorge Benjor, las dos en versiones muy cercanas a las que después grabaría. La aproximación con Gil y los ensayos para ese recital ocasionaron su especialísima participación en el disco, así como de su banda, formada por Jorginho Gomes, Arthur Maia, Marcos Suzano y Celso Fonseca.
En Enero de 94, Marisa y Nando Reis se juntaron con Carlinhos Brown y Timbalada para grabar la canción “Grite Se Quiser Gritar” (Carlinhos Brown), que sólo se escuchó en las radios de Salvador durante el Carnaval, pues nunca se lanzó el tema en LP. De esa triple colaboración con Brown y Reis surgieron 3 nuevas canciones: “Na Estrada”, que está en el disco, “E.C.T.”, grabada por CássiaEller, y la inédita “Seo Zé”.
”O Brasil não é só verde, anil e amarelo
O Brasil também é cor-de-rosa e carvão”
De los versos de esa canción, Seo Zé, Marisa sacó el título de su nuevo LP. Más allá de cualquier connotación política, ese título trae en sí una consideración estética, ejemplificada por sus 13 temas. Entre los muchos rumbos posibles para la realización de su nuevo disco, ella decidió establecer una ruta tridimensional, con un largo margen para mezclas y combinaciones.
Escuchando el repertorio del disco, uno percibe su intención de agregar los puntos cardinales que ya coordinaban su trayectoria y estilo. Distintas escuelas están reunidas en una sola hora de audición. El clasicismo carioca de Época de Ouro, haciendo los arreglos de una composición de la propia cantante más Arnaldo Antunes, soplando en los oídos de hoy brisas antiguas. Velha Guarda da Portela, con su tesoro tímbrico imprescindible, se junta a Paulinho da Viola, y todos cantan con Marisa la alegría conmovedora y habitual de los domingos y de todos los carnavales posibles. E incluso hay los distintos acentos de la percusión de Pernambuco, Río y Bahía dando ritmo a la diferencia de las sintaxis de Reed, Benjor, Antunes, Reis y Brown.
Ya no se trata de saber dónde termina Brasil, sino a partir de dónde se empieza a ser ciudadano de todo el mundo. Esa alusión a una nueva manera de colorear nuestra bandera se escucha en la absoluta afinidad que hay entre un BernieWorrell y un Carlinhos Brown, entre un Gilberto Gil y una Laurie Anderson, entre un Naná Vasconcelos y un PhillipGlass, y entre tantas otras combinaciones aparentemente inusitadas, pero todas ellas amparadas por el “alero” seguro de la vocación de Marisa para el buen gusto.
Con ese disco, Marisa hace una afirmación que contraría la comprensión superficial que quiere la música dividida entre géneros, entre regiones. No se trata de la superposición de lo nuevo sobre lo antiguo, sino más bien de la superposición de todas las edades en la convivencia sorprendente y drástica de las múltiples tonalidades de su vasto repertorio.
El mismo Río de Janeiro de Velha Guarda da Portela también guarda en sí a Paulinho da Viola y a Marisa Monte.