- 1Maria de VerdadeLetraCifraVídeoCarlinhos Brown
POUSA-SE TODA MARIA
NO VARAL DAS 22 FADAS NUAS LOURINHAS
FOSTES BESOURO MARIA
E A ABA DO PIERROT DESCOSTUROU NA BAINHA
FARINHAR BEM, DERRAMAR A CANÇÃO
REVIRAR TRENS, LOUCO MOVER PAIXÃO
NAS DIREÇÕES, PROGRAMADO EMOLDURADO
ESPERAREI ROMÂNTICO
SOU A PESSOA MARIA
NA ÁGUA QUENTE E BOA GENTE TUA MARIA
VOA QUEM VOA MARIA
E A ALMA SEMPRE BOA SEMPRE VOU À MARIATOU VITIMADO NO PROFUNDO POÇO
NA POÇA DO MUNDO
DO CÉU AMOR VAI CHOVER
TUA PESSOA MARIA
MESMO QUE DOA MARIA
TUA PESSOA MARIA
MESMO QUE DOA MARIA - 2Na EstradaLetraPartituraCifraMarisa Monte / Nando Reis / Carlinhos Brown
ELA VAI VOLTAR, VAI CHEGAR
E SE DEMORAR, I´LL WAIT FOR YOU
ELA VEM, E NINGUÉM MAIS BELA
BABY, I WANNA BE YOURS TONIGHT
SEM BOTÃO, NO TEMPO, NO TOPO, NO CHÃO
EM CADA ESCADA, A CAMINHADA A PÉ, DE CAMINHÃO
SEU HORÁRIO NUNCA É CEDO AONDE ESTOUE QUANDO ESCONDO A MINHA OLHEIRA
É PRA COLHER AMOR
SALA SEM ELA TEM JANELA
INCLINA EM CERCA DE ATENÇÃO
ELA VEM, E NINGUÉM MAIS
ELA VEM EM MINHA DIREÇÃO
SALA SEM ELA TEM JANELA
INCLINA EM CERCA DE ATENÇÃO
ELA VEM, E NINGUÉM MAIS
BELA VEM EM MINHA DIREÇÃO - 3Ao Meu RedorLetraCifraNando Reis
AO MEU REDOR ESTÁ DESERTO
VOCÊ NÃO ESTÁ POR PERTO
E AINDA ESTÁ TÃO PERTO
DENTRO DESSA GELADEIRA, DENTRO DA DESPENSA DO FOGÃO
DENTRO DA GAVETA, DENTRO DA GARAGEM E NO PORÃO
EM TODOS OS ARMÁRIOS, NOS VESTIDOS, NOS REMÉDIOS, NUM BOTÃO
POR DENTRO DAS PAREDES, PELOS QUARTOS, PELOS PRÉDIOS E NO PORTÃO
ATÉ NO QUE EU NÃO ENXERGO
ATÉ MESMO QUANDO EU NÃO QUERO
EU NÃO QUERO
DENTRO DA CAMISA, NO SAPATO, NO CIGARRO
NA REVISTA, NA PISCINA, NA JANELA, NO CARRO AO LADO
NO SOM DO RÁDIO EU OUÇO A MESMA
COISA O TEMPO INTEIRO, EM FEVEREIRO, EM JANEIRO, EM DEZEMBRO AO MEU REDOR ESTÁ
DESERTO
TUDO QUE ESTÁ POR PERTO
AINDA ESTÁ TÃO PERTO - 4Segue o secoLetraCifraVídeoCarlinhos Brown
A BOIADA SECA
NA ENXURRADA SECA
A TROVOADA SECA
NA ENXADA SECASEGUE O SECO SEM SECARQUE O CAMINHO É SECO
SEM SACAR QUE O ESPINHO É SECO
SEM SACAR QUE SECO É O SER SOLSEM SACAR QUE ALGUM ESPINHO SECO SECARÁ
E A ÁGUA QUE SACAR SERÁ UM TIRO SECO
E SECARÁ O SEU DESTINO SECAÔ CHUVA VEM ME DIZER
SE POSSO IR LÁ EM CIMA PRÁ DERRAMAR VOCÊ
Ó CHUVA PRESTE ATENÇÃO
SE O POVO LÁ DE CIMA VIVE NA SOLIDÃOSE ACABAR NÃO ACOSTUMANDO
SE ACABAR PARADO CALADO
SE ACABAR BAIXINHO CHORANDO
SE ACABAR MEIO ABANDONADOPODE SER LÁGRIMAS DE SÃO PEDRO
OU TALVEZ UM GRANDE AMOR CHORANDO
PODE SER O DESABOTADO DO CÉU
PODE SER COCO DERRAMADO - 5Pale Blue EyesLetraCifraLou Reed
SOMETIMES I FEEL SO HAPPY
SOMETIMES I FEEL SO SAD
SOMETIMES I FEEL SO HAPPY
BUT MOSTLY YOU JUST MAKE ME MAD
BABY YOU JUST MAKE ME MADLINGER ON, YOUR PALE BLUE EYES
LINGER ON,YOUR PALE BLUE EYESTHOUGHT OF YOU AS MY MOUNTAIN TOP
THOUGHT OF YOU AS MY PEAK
THOUGHT OF YOU AS EVERYTHING
L’VE HAD BUT COULDN’T KEEP
I’VE HAD BUT COULDN’T KEEPIF I COULD MAKE THE WORLD AS PURE AND STRANGE AS WHAT I SEE
I’D PUT YOU IN THE MIRROR I PUT IN FRONT OF ME
I PUT IN FRONT OF MESKIP A LIFE COMPLETELY, STUFF IT IN A CUP
SHE SAID MONEY IS LIKE US IN TIME
IT LIES BUT CAN’T STAND UP
DOWN FOR YOU IS UPIT WAS GOOD WHAT WE DID YESTERDAY
AND L’D DO IT ONCE AGAIN
BMTHE FACT THAT YOU ARE MARRIED
ONLY PROVES YOU’RE MY BEST FRIEND
BUT IT’S TRULY, TRULY A SIN - 6Dança da SolidãoLetraCifraPaulinho da Viola
SOLIDÃO É LAVA QUE COBRE TUDO
AMARGURA EM MINHA BOCA
SORRI SEUS DENTES DE CHUMBO
SOLIDÃO PALAVRA CAVADA NO CORAÇÃO
RESIGNADO E MUDO
NO COMPASSO DA DESILUSÃODESILUSÃO, DESILUSÃO
DANÇO EU DANÇA VOCÊ
NA DANÇA DA SOLIDÃOCAMÉLLIA FICOU VIÚVA
JOANA SE APAIXONOU
MARIA TENTOU A MORTE
POR CAUSA DO SEU AMOR
MEU PAI SEMPRE ME DIZIA
MEU FILHO TOME CUIDADO
QUANDO EU PENSO NO FUTURO
NÃO ESQUEÇO O MEU PASSADODESILUSÃO, DESILUSÃO
DANÇO EU DANÇA VOCÊ
NA DANÇA DA SOLIDÃOQUANDO VEM A MADRUGADA
MEU PENSAMENTO VAGUEIA
CORRO OS DEDOS NA VIOLA
CONTEMPLANDO A LUA CHEIA
APESAR DE TUDO EXISTE
UMA FONTE DE ÁGUA PURA
QUEM BEBER DAQUELA ÁGUA
NÃO TERÁ MAIS AMARGURADESILUSÃO, DESILUSÃO
DANÇO EU DANÇA VOCÊ
NA DANÇA DA SOLIDÃO - 7De mais ninguémLetraPartituraCifraVídeoMarisa Monte / Arnaldo Antunes
SE ELA ME DEIXOU, A DOR
É MINHA SÓ, NÃO É DE MAIS NINGUÉM
AOS OUTROS EU DEVOLVO A DÓ,
EU TENHO A MINHA DORSE ELA PREFERIU FICAR SOZINHA,
OU JÁ TEM UM OUTRO BEM.
SE ELA ME DEIXOU A DOR É MINHA,
A DOR É DE QUEM TEM.É MEU TROFÉU, É O QUE RESTOU,
É O QUE ME AQUECE SEM ME DAR CALOR
SE EU NÃO TENHO O MEU AMOR,
EU TENHO A MINHA DOR.A SALA, O QUARTO, A CASA ESTÁ VAZIA,
A COZINHA, O CORREDOR
SE NOS MEUS BRAÇOS ELA NÃO SE ANINHA,
A DOR É MINHA.É O MEU LENÇOL, É O COBERTOR,
É O QUE ME AQUECE SEM ME DAR CALOR
SE EU NÃO TENHO O MEU AMOR
EU TENHO A MINHA DOR (…) - 8Alta NoiteLetraCifraVídeoArnaldo Antunes
ALTA NOITE JÁ SE IA
NINGUÉM NA ESTRADA ANDAVA
NO CAMINHO QUE NINGUÉM CAMINHA
MALTA NOITE JÁ SE IA
NINGUÉM COM OS PÉS NA ÁGUA
NENHUMA PESSOA SOZINHA IA
NENHUMA PESSOA VINHA
NEM A MANHÃZINHA
NEM A MADRUGADAALTA NOITE JÁ SE IA
NINGUÉM NA ESTRADA ANDAVA
NO CAMINHO QUE NINGUÉM CAMINHA
ALTA NOITE JÁ SE IA
NINGUÉM COM OS PÉS NA ÁGUA
NENHUMA PESSOA SOZINHA IA
NENHUMA PESSOA VINHANEM A ESTRELA GUIA
NEM A ESTRELA D’ALVA - 9O CéuLetraPartituraCifraMarisa Monte / Nando Reis
O CÉU VAI TÃO LONGE ESTÁ PERTO
O CÉU FICA EM CIMA DO TETO
O CÉU TEM AS QUATRO ESTAÇÕES
ESCURECE DE NOITE, AMANHECE COM O SOL
O CÉU SERVE A TODOS
O CÉU NINGUÉM PODE PEGAR
O CÉU COBRE A TERRA E A LUA
ENTRA DENTRO DO QUARTO, RUA DO AVIÃODENTRO DO UNIVERSO MORA O CÉU
O CÉU PÁRA-QUEDAS E SALTOS
O CÉU VAI DO CHÃO PARA O ALTO
O CÉU SEM COMEÇO NEM FIM
PARA SEMPRE SEREI SEU FÃ
OLHAI PRO CÉU, OLHAI PRO CHÃO - 10Bem LeveLetraPartituraCifraMarisa Monte / Arnaldo Antunes / Arto Lindsay
BEM LEVE LEVE, REVELE
QUEM POUSE A PELE EM CIMA DE MADEIRA
BEIRA BEIRA QUEM DERA MERA MERA
CADEIRA
MAS BREVE BREVE, REVELE
VELE VELE QUEM PESE, DOS PÉS A CAVEIRA
DALI DA BEIRA UMA PALAVRA CAI NO CHÃO
CAIXÃO
DESSA MANEIRA
UMA PALAVRA DE MADEIRA EM CADA MÃO
IMBUIA, CEREJEIRAJACARANDÁ, PEROBA, PINHO, JATOBÁ
CABREÚVA, GARAPERAUMA PALAVRA DE MADEIRA CAI NO CHÃO
CAIXÃO
DESSA MANEIRA. - 11Balança PemaLetraCifraVídeoJorge Benjor
BALANÇA A PEMA
BALANÇA SEM PARAR
ARRASTA AS SANDÁLIA
ARRASTA ATÉ GASTARPOIS QUANDO VOCÊ SAMBALANÇA
SAMBALANÇA
MEU CORAÇÃO TAMBÉM
ELE SAMBALANÇA CERTINHO
JUNTINHO
COM O SEU VAI E VEMBALANÇA A PEMA
BALANÇA SEM PARAR
ARRASTA AS SANDÁLIA
ARRASTA ATÉ GASTARSE VOCÉ JURAR
ME ENSINAR
SAMBALANÇAR ASSIM
EU LHE DAREI
UMA SANDÁLIA DE PRATA
PRA VOCÉ SAMBALANÇAR
SÓ PRÁ MIM. - 12Enquanto IssoLetraPartituraCifraVídeoMarisa Monte / Nando Reis
ENQUANTO ISSO
ANOITECE EM CERTAS REGIÕES
E SE PUDÉSSEMOS
TER A VELOCIDADE PARA VER TUDO
ASSISTIRÍAMOS TUDO
A MADRUGADA PERTO
DA NOITE ESCURECENDO
AO LADO DO ENTARDECER
A TARDE INTEIRA
LOGO APÓS O ALMOÇO
O MEIO-DIA ACONTECENDO EM PLENO SOL
SEGUIDO DA MANHÃ QUE CORREU
DESDE MUITO CEDO
E QUE SÓ VIRAM
OS QUE LEVANTARAM PARA TRABALHAR
NO ALVORECER QUE FOI SURGINDO. - 13Esta MelodiaLetraCifraBubú da Portela / Jamelão
QUANDO VEM ROMPENDO O DIA
EU ME LEVANTO COMEÇO LOGO A CANTAR
ESTA DOCE MELODIA QUE ME FAZ LEMBRAR
DAQUELAS LINDAS NOITES DE LUAR
EU TINHA UM ALGUÉM SEMPRE A ME ESPERAR
DESDE O DIA EM QUE ELA FOI EMBORA
EU GUARDO ESTA CANÇÃO NA MEMÓRIAEU TINHA A ESPERANÇA QUE UM DIA
ELA VOLTASSE PARA MINHA COMPANHIA
DEUS DEU RESIGNAÇÃO
AO MEU POBRE CORAÇÃO
NÃO SUPORTO MAIS TUA AUSÊNCIA
JÁ PEDI A DEUS PACIÊNCIA
QUANDO VEM ROMPENDO O DIA
EU ME LEVANTO COMEÇO LOGO A CANTAR
ESTA DOCE MELODIA QUE ME FAZ LEMBRAR
DAQUELAS LINDAS NOITES DE LUAR
EU TINHA UM ALGUÉM SEMPRE A ME ESPERAR
DESDE O DIA EM QUE ELA FOI EMBORA
EU GUARDO ESTA CANÇÃO NA MEMÓRIAEU TINHA A ESPERANÇA QUE UM DIA
ELA VOLTASSE PARA MINHA COMPANHIA
DEUS DEU RESIGNAÇÃO
AO MEU POBRE CORAÇÃO
NÃO SUPORTO MAIS TUA AUSÊNCIA
JÁ PEDI A DEUS PACIÊNCIA
Ficha Técnica
Produzido por Arto Lindsay
Co-produzido por Marisa Monte
Gravado e Mixado por Patrick Dillet
Direção Executiva // Leonardo Netto
Coordenação de Produção // Cláudia Puget - Rio, Jeff Young - New York
A&R EMI: João Araújo Estúdio Nas Nuvens - Rio, Skyline - New York
Assistente de Estúdio // Guilherme Caliccio - Rio, Matt Curry e Rick Lamb - New York
Roadie // Alexandre Saieg - Rio
Transferência Análogo-Digital // MYTEK Tecnologies, gravado em março, abril e maio de 1994
Masterizado por // Denilson Campos no Promaster - Rio, Scott Hull no Masterdisc - New York
Design // Glória e Sula Danowski
Ilustração // Marcos Martins DEMIBOLD
Edições e Projetos Gráficos Versão prática das cifras // Sérgio Benevenuto
Coordenação Gráfica/EMI // Egeu Laus
Philip Glass Gentilmente cedido por Elektra/Nonesuch Records
Laurie Anderson Gentilmente cedida por Warner Bros. Records Inc
Gilberto Gil Gentilmente cedido por Warner Music Brasil
Sobre o Álbum
O final da turnê Mais marcou o início de um período de um ano e meio com uma série de encontros musicais, que vieram a reverter mais tarde na feitura desse novo álbum.
Em agosto de 92, dividindo um show no Riocentro com os Titãs, apresentaram juntos alguns números como Umbabarauma de Jorge Ben Jor, Panis et Circensis de Caetano Veloso e Gilberto Gil, ensaiados exclusivamente para essa apresentação.
Numa noite organizada por Arto Lindsay num festival na Alemanha, e novembro de 92, reencontrou no palco o tecladista Bernie Worrel. Nesse mesmo palco também tocou Laurie Anderson, com quem Marisa viria se apresentar meses depois no Knitting Factory em Nova York.
Em abril de 93 participou de 4 faixas do LP Nome, de Arnaldo Antunes, sendo que uma delas, a música Alta Noite, voltaria a cantar num show com o violonista Raphael Rabello e Paulinho da Viola, no Olympia, em São Paulo, em junho desse mesmo ano. Desse convívio nos períodos de ensaio com Raphael e Paulinho, surgiram convites para participar de saraus no Rio de Janeiro, quando teve a oportunidade de conhecer os músicos do Época de Ouro, regional do instrumentista Jacob do Bandolim.
Do show do Olympia já faziam parte do repertório as músicas Esta Melodia de Bubu da Portela e Jamelão e Dança da Solidão de Paulinho da Viola.
Convidada a dividir uma única apresentação com Gilberto Gil em Munique, em novembro de 93, Marisa voltava a cantar Dança da Solidão e incluía "Balança Pema" de Jorge Benjor, ambas numa versão muito próxima daquela que veio a gravar. A aproximação com Gil e os ensaios para esse show resultaram na sua especialíssima participação no disco, tanto quanto o de sua banda, formada por Jorginho Gomes, Arthur Maia, Marcos Suzano e Celso Fonseca.
Em janeiro de 94, Marisa e Nando Reis se juntaram a Carlinhos Brown e à Timbalada para gravar a música Grite Se Quiser Gritar (C. Brown), que só pôde ser ouvida nas rádios de Salvador durante o Carnaval, pois a música nunca foi lançada em LP. Dessa tríplice parceria com Brown e Reis surgiram 3 novas canções: Na Estrada, que está no disco, E.C.T., gravada por Cássia Eller, e a inédita Seo Zé.
”O Brasil não é só verde, anil e amarelo
O Brasil também é cor-de-rosa e carvão”
Dos versos dessa música, Seo Zé, Marisa extraiu o título do seu novo LP. Muito mais do que qualquer conotação política, esse título traz em si uma consideração estética, exemplificada através de suas 13 canções. Dentre as várias rotas possíveis para a realização de seu novo disco, ela optou por estabelecer uma rota tridimensional, com uma larga margem para misturas e combinações.
Ouvindo o repertório desse disco, percebe-se a sua intenção de agregar os pontos cardeais que já coordenavam a sua trajetória e estilo. Estão reunidas numa mesma hora de audição diferentes escolas. O classicismo carioca do Época de Ouro, arranjando uma composição da própria cantora mais Arnaldo Antunes, soprando dentro dos ouvidos de hoje brisas antigas. A velha Guarda da Portela com seu tesouro tímbrico imprescindível junta-se a Paulinho da Viola e cantam todos com Marisa a alegria comovente e costumeira dos domingos e de todos os possíveis carnavais. E ainda os diferentes sotaques da percussão de Pernambuco, Rio e Bahia dando ritmo à diferença das sintaxes de Reed, Benjor, Antunes, Reis e Brown.
Não se trata mais de saber onde é que termina o Brasil, e sim a partir de onde se começa a ser cidadão do mundo inteiro. Essa alusão a uma nova maneira de colorir a nossa bandeira se ouve na absoluta afinidade que há entre Bernie Worrell e um Carlinhos Brown, entre um Gilberto Gil e uma Laurie Anderson, entre um Naná Vasconcelos e um Phillip Glass e entre tantas outras combinações aparentemente inusitadas, mas todas elas amparadas pelo beiral seguro da vocação de Marisa para o bom-gosto.
Com esse disco ela faz uma afirmação que contraria a compreensão superficial que quer a música dividida entre gêneros, entre regiões. Não se trata da sobreposição do novo sobre o antigo, mas da superposição de todas as idades na convivência surpreendente e drástica das múltiplas tonalidades de seu vasto repertório.
O mesmo Rio de Janeiro da Velha Guarda da Portela guarda em si o Paulinho da Viola e a Marisa Monte também.