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Música

Universo ao Meu Redor

Universo ao Meu Redor

ANO
2006

FICHA TÉCNICA

Produzido por Mario Caldato e Marisa Monte

Gravado e mixado por Mario Caldato  

Direção de Produção // Leonardo Netto  

Gravações Adicionais // Dadi, Guilherme Calicchio e Andres Levin 

Produção Executiva // Cíntia Carvalho 

Assistentes de Gravação // Guilherme Calicchio e Márcio Barros 

Assistente de Mixagem // Guilherme Calicchio 

Masterização Bernie Grundman 

Colagem da Capa e Contracapa Concepção Gráfica // Beatriz Milhazes 

Projeto Gráfico // Gringo Cardia 

Coordenação de Produção Gráfica // Gringa Cardia / Mesosfera  Produções

Coordenação de Arte // Gabi Caspary 

Assistentes // Beatriz Milhazes Tereza Lyrio e Violeta dos Campos

Designers Gráficos Assistentes // Carolina Vaz, Flavia Castro, Pedro Pezinho e Rico Vilarouca Cifras Dadi e Guilherme Calicchio

Texto Contracapa // Marisa Monte

Sons processados em tempo real nas faixas 1, 2, 3, 6, 7, 8, 10 e 11 // Wladimir Gasper Agradecimentos // Pedro, Mano, Paulinho da Viola, Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhotto, Monarco e Olinda, Casemiro da Cuíca, Seu Jair do Cavaquinho, Surica, Aurea Maria, a todas as Pastoras e os Bambas da Velha Guarda da Portela, D. Yvonne Lara, Paulão 7 Cordas, Mauro Diniz, Emílio Domingos, Carlos Monte, Nelson Nuccini, Dona Neném e família do Manacea Andrade, Juracema de Andrade, Dona Neném e família do Walter Rosa, D. Maria Silva, Elton Medeiros, Leila Carvalho, Moraes Moreira, Baianinho, Orlando Lima, Alcino Correa (Ratinho), Riachão, Carlinhos Brown, Cézar Mendes, Seu Mateus, Bruno Castro, Lila Rabello, Charles Gavin, Berna Cepas, Kassin, Lucas Marcier, Chico Neves, Dora Jobim, Samantha Caldato, Isabela, Lulu, David Byrne, Andres Levin, Shirley Araújo, Franklin Garrido, Sidney Costa, Gilberto Fortes, Flávia Sousa, Claudia Moog, Suely Aguiar, Kléber Silva, D. Nazaré, Meri Gomes, Marcelo Gomes, Pedro Oliveira, Bruno Queiroz e A Voz da América, Giannini S/A, Rouxinol Ltda., Tangará (Musical Izzo)

Gravado e mixado no Rio de Janeiro com gravações adicionais em N.Y. entre junho e setembro de 2005


 


SOBRE O ÁLBUM

Comecei nos palcos.

Toda a minha trajetória se fez através do contato direto com o público, nas apresentações ao vivo.

Em quinze anos de carreira gravei muito pouco, por causa das longas turnês que sempre acabavam gerando um espaço muito grande entre os discos.

Cinco discos em quinze anos, sem contar os que produzi e o dos Tribalistas.

Em 2001 terminei a turnê de Memórias Crônicas, depois de quase dois anos de estrada, decidida a ficar em casa por um tempo.

Aproveitei para produzir o disco do Argemiro e logo a seguir mergulhei no projeto dos Tribalistas com Carlinhos e Arnaldo.

Um projeto só de estúdio.

Adoro e sempre adorei estúdio.

Gravamos todo o disco no Rio, em treze dias.

Uma música por dia.

Engravidei durante as gravações.

O disco saiu no mês do nascimento do meu primeiro filho. Durante os meses que se seguiram tive a chance de ficar mais tempo em casa. Aproveitei a oportunidade para fazer várias coisas que seriam impossíveis viajando e, sem saber, algumas delas acabaram se tornando o embrião desses discos de agora. Eu sabia, através do meu contato com o samba carioca e, principalmente, pelo convívio com a Velha Guarda da Portela e pelo trabalho de pesquisa para o disco deles em 99, que havia um repertório incrível, presente apenas na tradição oral, que estava se perdendo pouco a pouco. A curiosidade me fez querer saber mais sobre isso, ampliando o conhecimento para além dos limites da Portela. Comecei a fazer uma série de encontros e entrevistas, orientada por conversas com Monarco, Paulinho da Viola, D. Yvonne Lara e meu pai, entre outros. Ouvi compositores, parentes e parceiros de sambistas antigos em busca não somente da obra deles, como também das referências criativas; da gênese do samba feito por eles. E os sambas de Jaime Silva, Argemiro, Dona Yvonne, Casemiro, Moraes e Galvão, alguns com mais de cinquenta anos, uniram-se à produção contemporânea da Adriana, do Paulinho, do Arnaldo, do Carlinhos e minha, no repertório de “O Universo ao Meu Redor”, esse meu disco focado mais do que no samba, eu diria, na atmosfera do samba, com seus assuntos mais freqüentes — o amor, a natureza, a própria música, a condição humana, o canto dos passarinhos, o quintal, o convívio através da arte…

Para produzir comigo, convidei o Mario Caldato, com quem sempre tive vontade de trabalhar e que ficou responsável por pilotar a personalidade sonora do disco. Ao mesmo tempo em que eu mantinha a freqüência desses encontros em torno do samba, comecei a digitalizar todo o meu acervo de fitas cassete.

O intuito do trabalho era salvar os registros do processo de composição.

Quinze anos de músicas sendo feitas.

Algumas terminadas, outras abandonadas.

Várias dessas que todo mundo conhece, na nascente.

Cadernos de rascunhos sonoros.

Quase cem fitas, todas ouvidas, decupadas, mapeadas por mim.

Infinito particular. Essa audição me fez mergulhar em composições de várias épocas, não só com parceiros antigos (Nando, Carlinhos, Arnaldo, Pedro Baby, Dadi), mas também ampliando os horizontes na direção de novos — Seu Jorge, Adriana, Yuka, Leonardo Reis e Rodrigo Campelo.

Muitos encontros e, algum tempo depois, eu tinha material para mais um disco.

Dessa vez, só de músicas minhas com parceiros e o replay de Alê Siqueira, com quem já havia trabalhado em Tribalistas, para produzir comigo. Além dos arranjos de Eumir, Philip e Donato. É isso…

Se eu tivesse gravado agora apenas um disco e fosse para a estrada, ia demorar um tempão até que eu tivesse a chance de gravar de novo e sei que haveria um hiato entre o que faço e o que mostro.

Por isso concebi esses dois discos de repertório inédito.

Gerados ao mesmo tempo, como gêmeos bivitelinos, vêm ao mundo agora no mesmo dia.

Mas são muito diferentes.

Cada um com a sua história.

Cada um falando por si.

Como duas fotos.

Com muitas pessoas e comigo no bolo.

Agradeço a todos.


- Marisa Monte