- 1Infinito ParticularLetraPartituraCifraVídeoArnaldo Antunes / Marisa Monte / Carlinhos Brown
EIS O MELHOR E O PIOR DE MIM
O MEU TERMÔMETRO, O MEU QUILATE
VEM, CARA, ME RETRATENÃO É IMPOSSÍVEL
EU NÃO SOU DIFÍCIL DE LERFAÇA SUA PARTE
EU SOU DAQUI, EU NÃO SOU DE MARTE
VEM, CARA, ME REPARANÃO VÊ, TÁ NA CARA, SOU PORTA BANDEIRA DE MIM
SÓ NÃO SE PERCA AO ENTRAR
NO MEU INFINITO PARTICULAREM ALGUNS INSTANTES
SOU PEQUENINA E TAMBÉM GIGANTE
VEM, CARA, SE DECLARAO MUNDO É PORTÁTIL
PRA QUEM NÃO TEM NADA A ESCONDEROLHA MINHA CARA
É SÓ MISTÉRIO, NÃO TEM SEGREDO
VEM CÁ, NÃO TENHA MEDOA ÁGUA É POTÁVEL
DAQUI VOCÊ PODE BEBERSÓ NÃO SE PERCA AO ENTRAR
NO MEU INFINITO PARTICULAR - 2VilarejoLetraPartituraCifraVídeoMarisa Monte/Pedro Baby / Carlinhos Brown / Arnaldo Antunes
HÁ UM VILAREJO ALI
ONDE AREJA UM VENTO BOM
NA VARANDA QUEM DESCANSA
VÊ O HORIZONTE DEITAR NO CHÃO
PRA ACALMAR O CORAÇÃOLÁ O MUNDO TEM RAZÃO
TERRA DE HERÓIS, LARES DE MÃE
PARAÍSO SE MUDOU PARA LÁ
POR CIMA DAS CASAS CALFRUTAS EM QUALQUER QUINTAL
PEITOS FARTOS, FILHOS FORTES
SONHOS SEMEANDO O MUNDO REAL
TODA A GENTE CABE LÁ
PALESTINA SHANGRI-LÁVEM ANDAR E VOA
VEM ANDAR E VOA
VEM ANDAR E VOALÁ O TEMPO ESPERA
LÁ É PRIMAVERA
PORTAS E JANELAS FICAM SEMPRE ABERTAS
PRA SORTE ENTRAR
EM TODAS AS MESAS PÃOFLORES ENFEITANDO
OS CAMINHOS, OS VESTIDOS, OS DESTINOS
E ESSA CANÇÃO
TEM UM VERDADEIRO AMOR
PARA QUANDO VOCÊ FORVEM ANDAR E VOA
VEM ANDAR E VOAVEM ANDAR E VOA
VEM ANDAR E VOA - 3Pra ser sinceroLetraPartituraCifraCarlinhos Brown / Marisa Monte
EU ERA TÃO FELIZ
E NÃO SABIA AMOR
FIZ TUDO O QUE EU QUIS
CONFESSO A MINHA DOR
E ERA TÃO REAL
QUE EU SÓ FAZIA FANTASIA
E NÃO FAZIA MAL
E AGORA É TANTO AMOR
ME ABRAÇE COMO FOI
TE ADORO E VOCÊ VEM COMIGO
AONDE QUER QUE EU VOEE O QUE PASSOU, CALOU
E O QUE VIRÁ, DIRÁ
E SÓ AO SEU LADO, SEU TELHADO
ME FAZ FELIZ DE NOVO
O TEMPO VAI PASSAR
E TUDO VAI ENTRAR NO JEITO CERTO DE NÓS DOIS
AS COISAS SÃO ASSIM
E SE SERÁ, SERÁ
PRA SER SINCERO MEU REMÉDIO É TE AMAR, TE AMAR
NÃO PENSE, POR FAVOR
QUE EU NÃO SEI DIZER
QUE É AMOR TUDO O QUE EU SINTO LONGE DE VOCÊ - 4LevanteLetraPartituraCifraArnaldo Antunes/Carlinhos Brown / Marisa Monte / Seu Jorge
NADA DE MAIS
VELHOS SINAISSOBRE A PAISAGEM
PLANOS GERAIS
RASTROS ATRÁSE AVANTE, A ESTRADA
MAS PRA SACUDIR LEVANTEMAIS PURO É O AMOR
MAIS PURO É O AMORVEJO OS JORNAIS
NÃO SEI QUE LÁNÃO SEI DE NADA
TUDO NORMAL
NAS MARGINAISE NAS FACHADAS
MAS PRA SACUDIR LEVANTEMAIS PURO É O AMOR
MAIS PURO É O AMOR - 5AquelaLetraPartituraCifraMarisa Monte / Leonardo Reis
NA NOITE PRATA, A ESTRADA PLANA
A LUA BRILHA NUA E BRANDA
NO ALTO VAI, DERRAMA A LUZ DO CÉUÀ TARDE, CRUZO A LINHA URBANA
UM PORTO, UM CANTO, UM NOVO SOM
EU SEI LEVAR A VIDA ASSIM DE TOM EM TOMNA ONDA CLARA ESTRADA AFORA
O MEU DESTINO É AGORA
AONDE ME LEVAR A MINHA VOZ, EU VOU - 6A primeira pedraLetraCifraVídeoCarlinhos Brown / Marisa Monte / Arnaldo Antunes
ATIRE A PRIMEIRA PEDRA
QUEM NÃO SOFREU, QUEM NÃO MORREU POR AMOR
TODO CORPO QUE TEM UM DESERTO
TEM UM OLHO DE ÁGUA POR PERTOPARA OUVIR BASTA ABRIR OS POROS
PARA ACEITAR BASTA OFERECER
PARA QUE ADIAR UM DESEJO
DE ALGUÉM QUE LHE QUER TANTO BEIJOQUEM DE VOCÊS
RESISTE A UMA TENTAÇÃO
QUEM PRETENDE REVOGAR A LEI DO CORAÇÃOQUEM OUSARIA
DESSAS VOZES DUVIDAR
DEIXA A SUA NATUREZA SE MANIFESTAR - 7O rioLetraPartituraCifraSeu Jorge / Carlinhos Brown / Arnaldo Antunes / Marisa Monte
OUVE O BARULHO DO RIO, MEU FILHO
DEIXA ESSE SOM TE EMBALAR
AS FOLHAS QUE CAEM NO RIO, MEU FILHO
TERMINAM NAS ÁGUAS DO MARQUANDO AMANHÃ POR ACASO FALTAR
UMA ALEGRIA NO SEU CORAÇÃO
LEMBRA DO SOM DESSAS ÁGUAS DE LÁ
FAZ DESSE RIO A SUA ORAÇÃOLEMBRA, MEU FILHO, PASSOU, PASSARÁ
ESSA CERTEZA A CIÊNCIA NOS DÁ
QUE VAI CHOVER QUANDO O SOL SE CANSAR
(1ª.VEZ)
PARA QUE FLORES NÃO FALTEM
(2ª.VEZ)
PARA QUE FLORES NÃO FALTEM JAMAIS - 8GerânioLetraCifraNando Reis / Marisa Monte / Jennifer Gomes
ELA QUE DESCOBRIU O MUNDO
E SABE VÊ-LO DO ÂNGULO MAIS BONITO
CANTA E MELHORA A VIDA, DESCOBRE SENSAÇÕES DIFERENTES
SENTE E VIVE INTENSAMENTEAPRENDE E CONTINUA APRENDIZ
ENSINA MUITO E REBOCA OS MAIORES AMIGOS
FAZ DANÇA, COZINHA, SE BALANÇA NA REDE
E ADORMECE EM FRENTE À BELA VISTADESPREOCUPA-SE E PENSA NO ESSENCIAL
DORME E ACORDACONHECE A ÍNDIA E O JAPÃO E A DANÇA HAITIANA
FALA INGLÊS E CANTA EM INGLÊS
ESCREVE DIÁRIOS, PINTA LÂMPADAS, TROCA PNEUS
E LAVA OS CABELOS COM SHAMPOOS DIFERENTESFAZ AMOR E ANDA DE BICICLETA DENTRO DE CASA
E CORRE QUANDO QUER
COZINHA TUDO, COSTURA, JÁ FEZ BONECO DE PANO
E BRINCO PARA A ORELHA, BOLSA DE COURO, NAMORA E É AMIGATEM COMPUTADOR E REDE, REDE PARA DOIS
GOSTA DE ELETRODOMÉSTICOS, TOCA PIANO E VIOLÃO
PROCURA O AMOR E QUER SER MÃE, TEM LENÇÓIS E TEM IRMÃS
VAI AO TEATRO MAS PREFERE CINEMASABE ESPANTAR O TÉDIO
CORTAR CABELO E NADAR NO MAR
TÉDIO NÃO PASSA NEM POR PERTO, É INFINITA, SENSÍVEL, LINDA
ESTOU COM SAUDADES E PENSO TANTO EM VOCÊDESPREOCUPA-SE E PENSA NO ESSENCIAL
DORME E ACORDA - 9Quem foiLetraPartituraCifraMarisa Monte / Marcelo Yuka
QUEM FOI QUE ME DEIXOU
NO LIMITE DO AMOR
ENTRE O LAR E A MORADA
EU ESTOU ENTRE O ADEUS
E A CONTRAPARTIDANO MEIO DO FIO
NA CORDA BAMBA É O AMOR
ENTRE RISOS NERVOSOS
TENHO OS OLHOS MEUS
SOBRE OS SONHOS TEUSDEIXA O CORAÇÃO
TER A MANIA DE INSISTIR EM SER FELIZ
SE O AMOR É O CORTE E A CICATRIZ
PRA QUE TANTO MEDO
SE ESSE É O NOSSO JEITO DE CULPAR O DESEJO - 10PernambucobucolismoLetraPartituraCifraVídeoMarisa Monte / Rodrigo Campelo
EU VOU FAZER
UM MOVIMENTO AMOR
UMA CANÇÃO PARA INVENTAR O NOSSO AMOREU VOU FAZER
UMA REVOLUÇÃOEU VOU PRA LONDRES, VOU PRA LONGE
SEI QUE VOU
ONDE LUAR
NÃO HÁ IGUAL AQUI
IGUAL AQUI NÃO HÁ
OUTRO LUGAREU SINTO BUCOLISMO
EU SINTO BUCOLISMOPERNAMBUCOBUCOLISMO
PERNAMBUCOBUCOLISMO
PERNAMBUCOBUCOLISMO - 11AconteceuLetraPartituraCifraVídeoMarisa Monte / Arnaldo Antunes
ACONTECEU
O QUE ACONTECEU
FOI MELHOR ASSIM
ESTAVA POR UM FIO
ESTAVA POR UM TRIZ
ESTAVA JÁ NO FIM
TODO MUNDO VIA
QUE ACONTECIAPOIS ACONTECEU
ERA O QUE DEVIA
QUANDO UM DESCAMINHO
ACHA O SEU DESVIO
TUDO SE ALIVIA
FOI MELHOR ASSIM
QUANDO DEI POR MIM
JÁ ESTAVA AQUI E AGORA - 12Até PareceLetraCifraVídeoMarisa Monte / Dadi / Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown
ATÉ PARECE
QUE NÃO LEMBRA
QUE NÃO SABE
O QUE PASSOU
NÃO FAZ ASSIMNÃO FAZ DE CONTA
QUE NÃO PENSA
EM OUTRA CHANCE
PRA NÓS DOIS
OLHA PRA MIMNÃO ME TORTURE
NÃO SIMULE
NÃO ME CURE
DE VOCÊDEIXA O AMANHÃ DIZER
- 13Pelo tempo que durarLetraPartituraCifraVídeoAdriana Calcanhotto / Marisa Monte
NADA VAI PERMANECER
NO ESTADO EM QUE ESTÁEU SÓ PENSO EM VER VOCÊ
EU SÓ QUERO TE ENCONTRARGELEIRAS VÃO DERRETER
ESTRELAS VÃO SE APAGARE EU PENSANDO EM TER VOCÊ
PELO TEMPO QUE DURARCOISAS A SE TRANSFORMAR
PARA DESAPARECERE EU PENSANDO EM FICAR
A VIDA A TE TRANSCORRERE EU PENSANDO EM PASSAR
PELA VIDA COM VOCÊ
Ficha Técnica
Produzido por Alê Siqueira e Marisa Monte
Direção de Produção // Leonardo Netto
Gravado por Alê Siqueira
Mixado por Flávio Souza e Alê Siqueira
Gravações Adicionais // Dadi e Guilherme Calicchio
Produção Executiva // Cíntia Carvalho
Assistentes de Gravação // Márcio Barros e Guilherme Calicchio
Assistente de Mixagem // Guilherme Calicchio
Masterização // Bernie Grundman
Arte // Jarbas Lopes
Projeto Gráfico // Gringo Cardia
Coordenação de Produção Gráfica // Gringo Cardia / Mesosfera
Produções Coordenação de Arte // Gabi Caspary
Fotografia da Obra // Jarbas Lopes Marssares
Retratos Marisa // Leo Aversa
Designers Gráficos Assistentes // Carolina Vaz, Flavia Castro, Pedro Pezinho e Rico Vilarouca
Copista // Edu Morelenbaum
Cifras // Dadi e Guilherme Calicchio
Agradecimentos // Pedro, Mano, Sidney, Nuccini, Adriana, Liminha, Brown, Arnaldo, Orlando, Lan Lan, pessoal de casa e do escritório, Kátia, Nayara, Pedrão, Otávio e Gabriel pelos microfones, Charles, Chico Neves, Dora, Márcio Botner, Jarbas Lopes, Mario Caldato e Pedro Oliveira
Gravado e mixado no Rio de Janeiro De 3 de outubro de 2005 a 9 de janeiro de 2006
Sobre o Álbum
Comecei nos palcos.
Toda a minha trajetória se fez através do contato direto com o público, nas apresentações ao vivo.
Em quinze anos de carreira gravei muito pouco, por causa das longas turnês que sempre acabavam gerando um espaço muito grande entre os discos.
Cinco discos em quinze anos, sem contar os que produzi e o dos Tribalistas.
Em 2001 terminei a turnê de Memórias Crônicas, depois de quase dois anos de estrada, decidida a ficar em casa por um tempo.
Aproveitei para produzir o disco do Argemiro e logo a seguir mergulhei no projeto dos Tribalistas com Carlinhos e Arnaldo.
Um projeto só de estúdio.
Adoro e sempre adorei estúdio.
Gravamos todo o disco no Rio, em treze dias.
Uma música por dia.
Engravidei durante as gravações.
O disco saiu no mês do nascimento do meu primeiro filho. Durante os meses que se seguiram tive a chance de ficar mais tempo em casa. Aproveitei a oportunidade para fazer várias coisas que seriam impossíveis viajando e, sem saber, algumas delas acabaram se tornando o embrião desses discos de agora. Eu sabia, através do meu contato com o samba carioca e, principalmente, pelo convívio com a Velha Guarda da Portela e pelo trabalho de pesquisa para o disco deles em 99, que havia um repertório incrível, presente apenas na tradição oral, que estava se perdendo pouco a pouco. A curiosidade me fez querer saber mais sobre isso, ampliando o conhecimento para além dos limites da Portela. Comecei a fazer uma série de encontros e entrevistas, orientada por conversas com Monarco, Paulinho da Viola, D. Yvonne Lara e meu pai, entre outros. Ouvi compositores, parentes e parceiros de sambistas antigos em busca não somente da obra deles, como também das referências criativas; da gênese do samba feito por eles. E os sambas de Jaime Silva, Argemiro, Dona Yvonne, Casemiro, Moraes e Galvão, alguns com mais de cinquenta anos, uniram-se à produção contemporânea da Adriana, do Paulinho, do Arnaldo, do Carlinhos e minha, no repertório de “O Universo ao Meu Redor”, esse meu disco focado mais do que no samba, eu diria, na atmosfera do samba, com seus assuntos mais frequentes — o amor, a natureza, a própria música, a condição humana, o canto dos passarinhos, o quintal, o convívio através da arte…
Para produzir comigo, convidei o Mario Caldato, com quem sempre tive vontade de trabalhar e que ficou responsável por pilotar a personalidade sonora do disco. Ao mesmo tempo em que eu mantinha a frequência desses encontros em torno do samba, comecei a digitalizar todo o meu acervo de fitas cassete.
O intuito do trabalho era salvar os registros do processo de composição.
Quinze anos de músicas sendo feitas.
Algumas terminadas, outras abandonadas.
Várias dessas que todo mundo conhece, na nascente.
Cadernos de rascunhos sonoros.
Quase cem fitas, todas ouvidas, decupadas, mapeadas por mim.
Infinito particular. Essa audição me fez mergulhar em composições de várias épocas, não só com parceiros antigos (Nando, Carlinhos, Arnaldo, Pedro Baby, Dadi), mas também ampliando os horizontes na direção de novos — Seu Jorge, Adriana, Yuka, Leonardo Reis e Rodrigo Campelo.
Muitos encontros e, algum tempo depois, eu tinha material para mais um disco.
Dessa vez, só de músicas minhas com parceiros e o replay de Alê Siqueira, com quem já havia trabalhado em Tribalistas, para produzir comigo. Além dos arranjos de Eumir, Philip e Donato. É isso…
Se eu tivesse gravado agora apenas um disco e fosse para a estrada, ia demorar um tempão até que eu tivesse a chance de gravar de novo e sei que haveria um hiato entre o que faço e o que mostro.
Por isso concebi esses dois discos de repertório inédito.
Gerados ao mesmo tempo, como gêmeos bivitelinos, vêm ao mundo agora no mesmo dia.
Mas são muito diferentes.
Cada um com a sua história.
Cada um falando por si.
Como duas fotos.
Com muitas pessoas e comigo no bolo.
Agradeço a todos.
- Marisa