- 1Panis et CircensisLetraCifraCaetano Veloso / Gilberto Gil
EU QUIS CANTAR, MINHA CANÇÃO ILUMINADA DE SOL
SOLTEI OS PANOS SOBRE OS MASTROS NO AR
SOLTEI OS TIGRES E OS LEÕES NOS QUINTAIS
MAS AS PESSOAS NA SALA DE JANTAR
SÃO OCUPADAS EM NASCER E MORRERMANDEI FAZER DE PURO AÇO LUMINOSO UM PUNHAL
PARA MATAR O MEU AMOR E MATEI
ÁS 5 HORAS NA AVENIDA CENTRAL
MAS AS PESSOAS NA SALA DE JANTAR
SÃO OCUPADAS EM NASCER E MORRERMANDEI PLANTAR, FOLHAS DE SONHO NO JARDIM DO SOLAR
AS FOLHAS SABEM PROCURAR PELO SOL
E AS RAÍZES PROCURAR, PROCURAR
MAS AS PESSOAS NA SALA DE JANTAR
ESSAS PESSOAS NA SALA DE JANTAR
SÃO AS PESSOAS DA SALA DE JANTAR
MAS AS PESSOAS NA SALA DE JANTAR
SÃO OCUPADAS EM NASCER E MORRER - 2De Noite na CamaLetraVídeoCaetano Veloso
DE NOITE NA CAMA, EU FICO
PENSANDO
SE VOCÊ ME AMA… E QUANDO
SE VOCÊ ME AMA, EU FICO
PENSANDO
DE NOITE, NA CAMA…
E QUANDODE DIA EU FAÇO GRAÇA
PRA NÃO DAR BANDEIRA
NÃO DEIXO VOCÊ VER
DE DIA TUDO PASSA
COMO BRINCADEIRA
POR LONGE DE VOCÊ
POR ONDE VOCÊ MORA
PARA E SE DEMORA
POR HORA NÃO VOU TER
CORAGEM DE DIZER
MAS HÁ DE HAVER A HORA…
SE VOCÊ FOR EMBORA…
AGORADE NOITE, NA CAMA,
EU FICO PENSANDO
SE VOCÊ ME AMA E
QUANDO
SE VOCÊ ME AMA, EU
FICO PENSANDO
DE NOITE NA CAMA E
QUANDO - 3Beija EuLetraPartituraVídeoMarisa Monte / Arnaldo Antunes / Arto Lindsay
SEJA EU,
SEJA EU,
DEIXA QUE EU SEJA EU.
E ACEITA
O QUE SEJA SEU.
ENTÃO DEITA E ACEITA EU.MOLHA EU,
SECA EU,
DEIXA QUE EU SEJA O CÉU.
E RECEBA
O QUE SEJA SEU
ANOITEÇA E AMANHEÇA EU.BEIJA EU,
BEIJA EU,
BEIJA EU, ME BEIJA.
DEIXA
O QUE SEJA SER.
ENTÃO BEBA E RECEBA
MEU CORPO NO SEU CORPO,
EU NO MEU CORPO.
DEIXA,
EU ME DEIXO.
ANOITEÇA E AMANHEÇA - 4Give Me LoveLetraCifraGeorge Harrison
GIVE ME LOVE
GIVE ME LOVE
GIVE ME PEACE ON EARTH
GIVE ME LIGHT
GIVE ME LIFE
KEEP ME FROM BURDEN
GIVE ME HOPE
HELP ME COPE
WITH THIS HEAVY LOAD
TRYING TO TOUCH YOU, REACH YOU
WITH HEART AND SOULMY LOVE
PLEASE TAKE HOLD OF MY HAND
THAT I MIGHT UNDERSTAND YOU
WON’T YOU PLEASE OH! WON’T YOU - 5Ainda LembroLetraPartituraMarisa Monte / Nando Reis
AINDA LEMBRO O QUE PASSOU
EU VOCÊ EM QUALQUER LUGAR
DIZENDO
“AONDE VOCÊ FOR EU VOU”E QUANDO EU PERGUNTEI
OUVI VOCÊ DIZER
QUE EU ERA TUDO
O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS.
MESMO TRISTE EU TAVA FELIZ
E ACABEI ACREDITANDO
EM ILUSÕESEU NEM PENSAVA EM TER
QUE ESQUECER VOCÊ
AGORA VEM VOCÊ DIZER
“AMOR, EU ERREI COM VOCÊ
E SÓ ASSIM PUDE ENTENDER
QUE O GRANDE MAL QUE EU FIZ
FOI A MIM MESMO”VEM VOCÊ DIZER
“AMOR, EU NÃO PUDE EVITAR”
E EU TE DIZENDO
LIGA O SOM
E APAGA A LUZ - 6A Menina DançaLetraCifraVídeoMoraes Moreira / Galvão
QUANDO EU CHEGUEI TUDO, TUDO
TUDO ESTAVA VIRADO
APENAS VIRO ME VIRO
MAS EU MESMA VIRO OS OLHINHOSSÓ ENTRO NO JOGO PORQUE
ESTOU MESMO DEPOIS
DEPOIS DE ESGOTAR
O TEMPO REGULAMENTARDE UM LADO O OLHO DESAFORO
QUE DIZ O MEU NARIZ ARREBITADO
QUE NÃO LEVO PRA CASA
MAS SE VOCÊ VEM PERTO EU VOU LÁ
EU VOU LÁNO CANTO DO CISCO
NO CANTO DO OLHO
A MENINA DANÇA
E DENTRO DA MENINA
AINDA DANÇA
E SE VOCÊ FECHA O OLHO
A MENINA AINDA DANÇA
DENTRO DA MENINA
ATÉ O SOL RAIAR
ATÉ DENTRO DE VOCÊ NASCER
NASCER O QUE HÁ - 7Dança da SolidãoLetraCifraPaulinho da Viola
SOLIDÃO É LAVA
QUE COBRE TUDO
AMARGURA EM MINHA BOCA
SORRI SEUS DENTES DE CHUMBO
SOLIDÃO PALAVRA
CAVADA NO CORAÇÃO
RESIGNADO E MUDO
NO COMPASSO DA DESILUSÃODESILUSÃO, DESILUSÃO
DANÇO EU DANÇA VOCÊ
NA DANÇA DA SOLIDÃOCAMÉLLIA FICOU VIÚVA
JOANA SE APAIXONOU
MARIA TENTOU A MORTE
POR CAUSA DO SEU AMOR
MEU PAI SEMPRE ME DIZIA
MEU FILHO TOME CUIDADO
QUANDO EU PENSO NO FUTURO
NÃO ESQUEÇO O MEU PASSADODESILUSÃO, DESILUSÃO
DANÇO EU DANÇA VOCÊ
NA DANÇA DA SOLIDÃOQUANDO VEM A MADRUGADA
MEU PENSAMENTO VAGUEIA
CORRO OS DEDOS NA VIOLA
CONTEMPLANDO A LUA CHEIA
APESAR DE TUDO EXISTE
UMA FONTE DE ÁGUA PURA
QUEM BEBER DAQUELA ÁGUA
NÃO TERÁ MAIS AMARGURADESILUSÃO, DESILUSÃO
DANÇO EU DANÇA VOCÊ
NA DANÇA DA SOLIDÃO - 8Ao Meu RedorLetraCifraNando Reis
AO MEU REDOR ESTÁ DESERTO
VOCÊ NÃO ESTÁ POR PERTO
E AINDA ESTÁ TÃO PERTO
DENTRO DESSA GELADEIRA, DENTRO DA DESPENSA DO FOGÃO
DENTRO DA GAVETA, DENTRO DA GARAGEM E NO PORÃO
EM TODOS OS ARMÁRIOS, NOS VESTIDOS, NOS REMÉDIOS, NUM BOTÃO
POR DENTRO DAS PAREDES, PELOS QUARTOS, PELOS PRÉDIOS E NO PORTÃO
ATÉ NO QUE EU NÃO ENXERGO
ATÉ MESMO QUANDO EU NÃO QUERO
EU NÃO QUERO
DENTRO DA CAMISA, NO SAPATO, NO CIGARRO
NA REVISTA, NA PISCINA, NA JANELA, NO CARRO AO LADO
NO SOM DO RÁDIO EU OUÇO A MESMA
COISA O TEMPO INTEIRO, EM FEVEREIRO, EM JANEIRO, EM DEZEMBRO AO MEU REDOR ESTÁ DESERTO
TUDO QUE ESTÁ POR PERTO
AINDA ESTÁ TÃO PERTO - 9Bem LeveLetraPartituraCifraMarisa Monte / Arnaldo Antunes / Arto Lindsay
BEM LEVE LEVE, REVELE
QUEM POUSE A PELE EM CIMA DE MADEIRA
BEIRA BEIRA QUEM DERA MERA MERA, CADEIRA
MAS BREVE BREVE, REVELE
VELE VELE QUEM PESE, DOS PÉS A CAVEIRA
DALI DA BEIRA UMA PALAVRA CAI NO CHÃO
CAIXÃO
DESSA MANEIRA
UMA PALAVRA DE MADEIRA EM CADA MÃO
IMBUIA, CEREJEIRAJACARANDÁ, PEROBA, PINHO, JATOBÁ
CABREÚVA, GARAPERAUMA PALAVRA DE MADEIRA CAI NO CHÃO
CAIXÃO DESSA MANEIRA. - 10Segue o SecoLetraCifraVídeoCarlinhos Brown
A BOIADA SECA
NA ENXURRADA SECA
A TROVOADA SECA
NA ENXADA SECASEGUE O SECO SEM SECARQUE O CAMINHO É SECO
SEM SACAR QUE O ESPINHO É SECO
SEM SACAR QUE SECO É O SER SOLSEM SACAR QUE ALGUM ESPINHO SECO SECARÁ
E A ÁGUA QUE SACAR SERÁ UM TIRO SECO
E SECARÁ O SEU DESTINO SECAÔ CHUVA VEM ME DIZER
SE POSSO IR LÁ EM CIMA PRÁ DERRAMAR VOCÊ
Ó CHUVA PRESTE ATENÇÃO
SE O POVO LÁ DE CIMA VIVE NA SOLIDÃOSE ACABAR NÃO ACOSTUMANDO
SE ACABAR PARADO CALADO
SE ACABAR BAIXINHO CHORANDO
SE ACABAR MEIO ABANDONADOPODE SER LÁGRIMAS DE SÃO PEDRO
OU TALVEZ UM GRANDE AMOR CHORANDO
PODE SER O DESABOTADO DO CÉU
PODE SER COCO DERRAMADO - 11O Xote das MeninasLetraZé Dantas / Luiz Gonzaga
MANDACARU QUANDO
FULORÁ NA SECA
E UM SINÁ QUE A CHUVA
CHEGA NO SERTÃO
TODA MENINA
QUE ENJÔA DA BONECA
É SINAL DE QUE
O AMOR JÁ CHEGOU NO CORAÇÃO
MEIA COMPRIDA
NÃO QUER MAIS SAPATO BAIXO
VESTIDO BEM CINTADO
NÃO QUER MAIS VESTIR GIBÃO
ELA SÓ QUER
SÓ PENSA EM NAMORAR (BIS)DE MANHÃ CEDO
JÁ TÁ PINTADA
SÓ VIVE SUSPIRANDO
SONHANDO ACORDADA
O PAI LEVA AO DOUTOR
A FILHA ADOENTADA
NÃO COME NEM ESTUDA
NÃO DORME NEM QUER NADA
ELA SÓ QUER
SÓ PENSA EM NAMORAR
ELA SÓ QUER
SÓ PENSA EM NAMORAR
ELA SÓ QUER
SÓ PENSA EM NAMORARMAS O DOUTOR NEM EXAMINA
CHAMANDO O PAI DO LADO
LHE DIZ LOGO EM SURDINA
QUE O MAL É DA IDADE
E QUE PRA TAL MENINA
NÃO HÁ UM SÓ REMÉDIO
EM TODA MEDICINA
ELA SÓ QUER
ELA SÓ PENSA EM NAMORAR Disco 2
- 1ArrepioLetraCifraVídeoCarlinhos Brown
ARREPIO, ARREPIO
ARREPIO DE PANCADA
PANCADA, PANCADA
PANCADA DE ARREPIOARREPIO, ARREPIO
ARREPIO DE PANCADA
PANCADA, PANCADA
PANCADA DE ARREPIOARREPIO, ARREPIO
ARREPIO DE PANCADA
PANCADA, PANCADA
PANCADA DE ARREPIO - 2MagamalabaresLetraCifraCarlinhos Brown
MAGAMALABARES
ACQUA MARÃ
O PARQUINHO OXÁIÊ
QUEM ESTEVE AQUI
VIA BARQUINHO DE GAZETA
ANCORAR NO MISTÉRIO
NOTAS MUSICAIS
DENTRE BOLAS DE SABÃO
QUE DE NOSSAS SERENATAS VIERAM
FLORES QUE OFERTAMOS
E QUE NUNCA MORRERÃO
EM VASOS E JARROS SE BRONZEIAMOS ANJOS DE ONDE VEM SUA VIDA BEM-VINDA
OS LIVROS NÃO SÃO SINCEROS
QUEM TEM DEUS COMO IMPÉRIO
NO MUNDO NÃO ESTÁ SOZINHO
OUVINDO SININHOS - 3Chuva no BrejoLetraCifraVídeoMoraes Moreira
OLHA COMO A CHUVA CAI
E MOLHA A FOLHA AQUI NA TELHA
FAZ UM SOM ASSIM
UM BARULHINHO BOMFAZ UM SOM ASSIM
UM BARULHINHO BOMAGORA NEVA
VIDA VEIA VER-TE
VOA PASSARINHO
NO TEU CANTO CANTA
ANTIGA CANTIGANO TEU CANTO CANTA
ANTIGA CANTIGA - 4Cérebro EletrônicoLetraCifraGilberto Gil
O CÉREBRO ELETRÔNICO FAZ TUDO
FAZ QUASE TUDO
FAZ QUASE TUDO
MAS ELE É MUDOO CÉREBRO ELETRÔNICO COMANDA
MANDA E DESMANDA
ELE É QUEM MANDA
MAS ELE NÃO ANDASÓ EU POSSO PENSAR
SÓ DEUS EXISTE
SÓ EU
SÓ EU POSSO CHORAR
QUANDO ESTOU TRISTE
SÓ EU
EU CÁ COM MEUS BOTÕES
DE CARNE E OSSO
EU FALO E OUÇO. HUM
EU PENSO E POSSO
EU POSSO DECIDIR
SE VIVO OU MORRO POR QUE
PORQUE SOU VIVO
VIVO PRA CACHORRO E SEI
QUE CÉREBRO ELETRÔNICO NENHUM ME DÁ SOCORRO
NO MEU CAMINHO INEVITÁVEL PARA A MORTE
PORQUE SOU VIVO
SOU MUITO VIVO E SEIQUE A MORTE É NOSSO IMPULSO PRIMITIVO E SEI
QUE CÉREBRO ELETRÔNICO NENHUM ME DÁ SOCORRO
COM SEUS BOTÕES DE FERRO E SEUS
OLHOS DE VIDRO - 5Tempos ModernosLetraCifraLulu Santos
EU VEJO A VIDA MELHOR NO FUTURO
EU VEJO ISSO POR CIMA DO MURO
DE HIPOCRISIA QUE INSISTE EM NOS RODEAR
EU VEJO A VIDA MAIS FARTA E CLARA
REPLETA DE TODA A SATISFAÇÃO
QUE SE TEM DIREITO
DO FIRMAMENTO AO CHÃOEU QUERO CRER NO AMOR NUMA BOA
E QUE ISSO VALHA PRÁ QUALQUER PESSOA
QUE REALIZAR A FORÇA QUE TEM UMA PAIXÃOEU VEJO UM NOVO COMEÇO DE ERA
DE GENTE FINA, ELEGANTE E SINCERA
COM HABILIDADE PRA DIZER MAIS SIM DO QUE NÃOHOJE O TEMPO VOA AMOR
ESCORRE PELAS MÃOS
MESMO SEM SE SENTIR
E NÃO HÁ TEMPO QUE VOLTE AMOR
VAMOS VIVER TUDO O QUE HÁ PRÁ VIVER
VAMOS NOS PERMITIR - 6MaraçáLetraCifraCarlinhos Brown
NO MEU FILME
PINTA BATICUM NA MESA
ALEGRIA COM CERVEJA
ENTIDADES E NAÇÕES
MUDO E SURDO
ENCAPADAS EM CAPETAS
LÍNGUA QUE LAMBE NINFETAS
LATA MARAÇÁ E FOME
GANGAZUNGA LOBISOMEM
SAMIRÁ QUE VIRA HOMEMRUM PI LÉ RUM
É VENDAVAL, É ILUSÃO
E EU E VOCÊ NO CARNAVAL
NO CARNAVAL
E A GLÓRIA DE NADAME VALERIA
MINHA ATLÂNTIDA BAHIA
ILHA DE REUNIÕES
E AGORA JÁ QUE TENHO
COMPANHIA
TALVEZ VEJA OUTRO FILME
LÂMINA MULHER MARIA
UMA VOZ
QUE GUIA GUIA
BIMOTOR QUE SILENCIA
RUM PI LÉ RUM
Ý VENDAVAL, É ILUSÃO
Ý EU E VOCÊ NO CARNAVAL
NO CARNAVALDO YOU BELIEVE ME
CAN YOU HEAR ME - 7BlancoLetraPartituraCifraVídeoMarisa Monte / Octávio Paz / Haroldo de Campos
ME VEJO NO QUE VEJO
COMO ENTRAR POR MEUS OLHOS
EM UM OLHO MAIS LIMPIDOME OLHA O QUE EU OLHO
É MINHA CRIAÇÃO
ISTO QUE VEJOPERCEBER É CONCEBER
ÂGUAS DE PENSAMENTOS
SOU A CRIATURA
DO QUE VEJO Hotel Tapes (1996) - Ao Vivo
- 1MagamalabaresLetraCifraVídeoCarlinhos Brown
MAGAMALABARES
ACQUA MARÃ
O PARQUINHO OXÁIÊ
QUEM ESTEVE AQUI
VIA BARQUINHO DE GAZETA
ANCORAR NO MISTÉRIO
NOTAS MUSICAIS
DENTRE BOLAS DE SABÃO
QUE DE NOSSAS SERENATAS VIERAM
FLORES QUE OFERTAMOS
E QUE NUNCA MORRERÃO
EM VASOS E JARROS SE BRONZEIAMOS ANJOS DE ONDE VEM SUA VIDA BEM-VINDA
OS LIVROS NÃO SÃO SINCEROS
QUEM TEM DEUS COMO IMPÉRIO
NO MUNDO NÃO ESTÁ SOZINHO
OUVINDO SININHOS - 2Vide GalLetraVídeoCarlinhos Brown
RIO, RIO, RIO
RIO PRA NÃO CHORAR
PRA QUEM NÃO SABE SOU RIO
A CANTAR
SOU DO FLAMENGO
SOU ALI EM BOTAFOGO
SOU DA CASQUINHA DO OVO
E ESSAS FLORES
NA ROCINHA VOU PLANTAR
QUEM OLHA MINHA BARRACA
NO MORRO DE SANTA MARTA
QUER MORAR
SE TENHO FOME
COMO LOGO O PÃO DE AÇÚCAR
URRO NO TOPO DA URCA
SE QUERO ABRAÇO
TENHO O CRISTO PRA ABRAÇAR
TAMBORIM PRA TI TAROL
ESCOLADOS PELO SOL
RIO E MORRO DE AMAR
RIO, RIO, RIO
RIO PRA NÃO CHORAR
PRA QUEM NÃO SABE SOU RIO
A CANTAR
VIDE GAL - 3Chuva no BrejoLetraCifraVídeoMoraes Moreira
OLHA COMO A CHUVA CAI
E MOLHA A FOLHA AQUI NA TELHA
FAZ UM SOM ASSIM
UM BARULHINHO BOMFAZ UM SOM ASSIM
UM BARULHINHO BOMAGORA NEVA
VIDA VEIA VER-TE
VOA PASSARINHO
NO TEU CANTO CANTA
ANTIGA CANTIGANO TEU CANTO CANTA
ANTIGA CANTIGA - 4A Menina DançaLetraCifraVídeoMoraes Moreira / Galvão
QUANDO EU CHEGUEI TUDO, TUDO
TUDO ESTAVA VIRADO
APENAS VIRO ME VIRO
MAS EU MESMA VIRO OS OLHINHOSSÓ ENTRO NO JOGO PORQUE
ESTOU MESMO DEPOIS
DEPOIS DE ESGOTAR
O TEMPO REGULAMENTARDE UM LADO O OLHO DESAFORO
QUE DIZ O MEU NARIZ ARREBITADO
QUE NÃO LEVO PRA CASA
MAS SE VOCÊ VEM PERTO EU VOU LÁ
EU VOU LÁNO CANTO DO CISCO
NO CANTO DO OLHO
A MENINA DANÇA
E DENTRO DA MENINA
AINDA DANÇA
E SE VOCÊ FECHA O OLHO
A MENINA AINDA DANÇA
DENTRO DA MENINA
ATÉ O SOL RAIAR
ATÉ DENTRO DE VOCÊ NASCER
NASCER O QUE HÁ - 5Mistério do PlanetaLetraCifraVídeoMoraes Moreira / Galvão
VOU MOSTRANDO COMO SOU
E VOU SENDO COMO POSSO
JOGANDO MEU CORPO NO MUNDO
ANDANDO POR TODOS OS CANTOS
E PELA LEI NATURAL DOS ENCONTROS
EU DEIXO E RECEBO UM TANTO
PASSO AOS OLHOS NUS
OU VESTIDOS DE LUNETAS
PASSADO, PRESENTE
PARTICIPO SENDO O MISTÉRIO DO PLANETAO TRÍPLICE MISTÉRIO DO STOP
QUE PASSO POR E SENDO ELE
NO QUE FICA EM CADA UM
NO QUE SIGO O MEU CAMINHO
E NO AR QUE FEZ QUE ASSISTIU
ABRA UM PARÊNTESES
NÃO SE ESQUEÇA
QUE INDEPENDENTE DISSO
EU NÃO PASSO
DE UM MALANDRO
DE UM MOLEQUE DO BRASIL
QUE PEÇO E DOU ESMOLAS
MAS ANDO E PENSO SEMPRE
COM MAIS DE UM
POR ISSO NINGUÉM VÊ
MINHA SACOLA - 6Eu Sou o Caso DelesLetraCifraVídeoMoraes Moreira / Galvão
MINHA VELHA É LOUCA POR MIM
SÓ PORQUE EU SOU ASSIM
MEU PAI, POR SUA VEZ
SE LIGA NA MINHA
E NOS “BUTECOS” ONDE PASSA
NÃO DÁ OUTRO PAPOEU SOU O CASO DELES
SOU EU QUE ESQUENTO A VIDA DELES
NO FUNDO, NO FUNDO
COLOCO OS VELHOS NO MUNDO
BOTO NA REALIDADE
MOSTRO A ETERNIDADE
SENÃO ELES PENSAVAM
QUE TUDO ERA “DIVINO MARAVILHOSO”
LEVAVAM TUDO NA ESPORTIVA
FICAVAM CONTANDO COM A SORTE
E NÃO SE CONFORMARIAM COM A MORTE
MINHA VELHA É LOUCA POR MIM
SÓ PORQUE EU SOU ASSIM - 7Tempos ModernosLetraCifraVídeoLulu Santos
EU VEJO A VIDA MELHOR NO FUTURO
EU VEJO ISSO POR CIMA DO MURO
DE HIPOCRISIA QUE INSISTE EM NOS RODEAR
EU VEJO A VIDA MAIS FARTA E CLARA
REPLETA DE TODA A SATISFAÇÃO
QUE SE TEM DIREITO
DO FIRMAMENTO AO CHÃOEU QUERO CRER NO AMOR NUMA BOA
E QUE ISSO VALHA PRÁ QUALQUER PESSOA
QUE REALIZAR A FORÇA QUE TEM UMA PAIXÃOEU VEJO UM NOVO COMEÇO DE ERA
DE GENTE FINA, ELEGANTE E SINCERA
COM HABILIDADE PRA DIZER MAIS SIM DO QUE NÃOHOJE O TEMPO VOA AMOR
ESCORRE PELAS MÃOS
MESMO SEM SE SENTIR
E NÃO HÁ TEMPO QUE VOLTE AMOR
VAMOS VIVER TUDO O QUE HÁ PRÁ VIVER
VAMOS NOS PERMITIR - 8Cérebro EletrônicoLetraCifraGilberto Gil
O CÉREBRO ELETRÔNICO FAZ TUDO
FAZ QUASE TUDO
FAZ QUASE TUDO
MAS ELE É MUDOO CÉREBRO ELETRÔNICO COMANDA
MANDA E DESMANDA
ELE É QUEM MANDA
MAS ELE NÃO ANDASÓ EU POSSO PENSAR
SÓ DEUS EXISTE
SÓ EU
SÓ EU POSSO CHORAR
QUANDO ESTOU TRISTE
SÓ EU
EU CÁ COM MEUS BOTÕES
DE CARNE E OSSO
EU FALO E OUÇO. HUM
EU PENSO E POSSO
EU POSSO DECIDIR
SE VIVO OU MORRO POR QUE
PORQUE SOU VIVO
VIVO PRA CACHORRO E SEI
QUE CÉREBRO ELETRÔNICO NENHUM ME DÁ SOCORRO
NO MEU CAMINHO INEVITÁVEL PARA A MORTE
PORQUE SOU VIVO
SOU MUITO VIVO E SEIQUE A MORTE É NOSSO IMPULSO PRIMITIVO E SEI
QUE CÉREBRO ELETRÔNICO NENHUM ME DÁ SOCORRO
COM SEUS BOTÕES DE FERRO E SEUS
OLHOS DE VIDRO
Ficha Técnica
Produzido por Arto Lindsay e Marisa Monte
Direção Executiva // Leonardo Netto
Mixado por Patrick Dillet-Kampa
Audio/Video (NY) exceto "Tempos Modernos" por Fernando Aponte Auxiliado por Dave Robbins, Jim Macnamara, Alex Du Jonge
A&R EMI // João Araújo
Masterizado por Ue Nastasi-Sterling Sound (NY)
Produção Executiva // Sueli Aguiar (Rio)
Direção de Arte // Gringo Cardia baseado no trabalho de Carlos Zéfiro
Assistente de Design // Leonardo Eyer
Assistente de Arte // Bruno Porto
Manuscrito // Gringo Cardia
Símbolos escritos por Fernando Caneca, consultor sobre o trabalho de Carlos Zéfiro Ota
Coordenação Gráfica // Patrícia Fernandes
HOTEL TAPES (1996) – AO VIVO – MARISA MONTE
Intérprete: Marisa Monte
Músicos: Cesinha, Dadi, Davi Moraes, Fernando Caneca, Marco Lobo, Lanlan, Waldonys Menezes
Músicos faixas com participação Novos Baianos: Baby do Brasil, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Dadi, Jorginho Gomes
Produzido por Arto Lindsay
Mixado por Antoine Midani
Masterizado e finalizado por Carlos Freitas
Mixado no Estúdio AR
Masterizado no Estúdio Classic Master
Remixado e Remasterizado por Daniel Carvalho no Estúdio Casa da Nina
Uma realização Phonomotor
01. MAGAMALABARES (Ao Vivo), Participação Especial: Carlinhos Brown, AUTORIA: Carlinhos Brown, EDITORA: Sony ATV | 02. VIDE GAL (Ao Vivo), Participação Especial: Carlinhos Brown, AUTORIA: Carlinhos Brown, EDITORA: Sony ATV | 03. CHUVA NO BREJO (Ao Vivo), Participação Especial: Moraes Moreira e Davi Moraes, AUTORIA: Moraes Moreira, EDITORA: Sony ATV | 04. A MENINA DANÇA (Ao Vivo), Participação Especial: Novos Baianos, AUTORIA: Moraes Moreira e Galvão, EDITORA: Sony ATV | 05. MISTÉRIO DO PLANETA (Ao Vivo), Participação Especial: Novos Baianos, AUTORIA: Moraes Moreira e Galvão, EDITORA: Sony ATV | 06. EU SOU O CASO DELES (Ao Vivo), Participação Especial: Novos Baianos, AUTORIA: Moraes Moreira e Galvão, EDITORA: Sony ATV | 07. TEMPOS MODERNOS (Ao Vivo), AUTORIA: Lulu Santos, EDITORA: Sony ATV | 08. CÉREBRO ELETRÔNICO (Ao Vivo), AUTORIA: Gilberto Gil, EDITORA: Sony ATV
Sobre o Álbum
"Barulhinho bom, uma viagem musical" começou a nascer como um disco ao vivo, que registraria momento do show "Verde anil amarelo cor de rosa e carvão", e um home vídeo, misturando cenas de palco com encontros de Marisa Monte e convidados. Além das 11 canções gravadas entre Recife (Teatro Guararapes, dias 13 e 14 de outubro de 1995) e Rio (Teatro Carlos Gomes, dia 28 de março de 1996), o projeto produzido por Arto Lindsay e Marisa cresceu, ganhando um cd bônus, com sete faixas gravadas no estúdio.
Dez das 18 canções de "Barulhinho Bom.." são gravações inéditas na voz de Marisa. Três delas foram gravadas no show e estão no CD AO VIVO:
"Panis et circenses" (uma das primeiras e raras parcerias de Caetano Veloso e Gilberto Gil, lançada pelo grupo Mutantes, no álbum coletivo e manifesto "Tropicália", em 1968), "Give me love" (George Harrison) e "A menina dança" (Moraes Moreira e Galvão, gravada pelos Novos Baianos no álbum "Acabou chorare", de 1973).
As outras oito faixas do CD Ao Vivo trazem canções gravadas por Marisa em seus três álbuns anteriores. Do repertório de seu disco de estreia, "MM" (1989), veio o clássico nordestino "Xote das meninas" (Zé Dantas e Luiz Gonzaga). De 'Mais" (1991) estão "De noite na cama" (Caetano Veloso), "Beija eu" (Marisa, Arnaldo Antunes e Arto Lindsay) e " Ainda lembro" (Marisa, e Nando reis). Enquanto de "Verde anil amarelo cor-de-rosa e carvão" (1994) saíram "Dança da solidão" (Paulinho da Viola), "Ao meu redor" (Nando reis), "Bem leve" (Marisa e A. Antunes) e "Segue o seco" (C. Brown)
O CD de estúdio traz as outras sete inéditas na voz de Marisa. Elas vieram das sessões nos estúdios Impressão Digital (Rio, junho de 1996) e Kampo Audio/Vídeo (Nova York, julho de 1996). Carlinhos Brown assina três novas composições, "Magamalabares", "Maraçá" e "Arrepio". Marisa gravou ainda "Cérebro Eletrônico" (lançada por Gilberto Gil em seu álbum de 1969): "Chuva no brejo" (que Moraes Moreira gravou no seu disco solo de estreia, em 1975): "Tempos modernos" (faixa-título e de abertura do primeiro álbum de Lulu Santos, em 1982): e "Blanco" (poema do mexicano Octavio Paz, traduzido por Haroldo de Campos e musicado por Marisa).
O home vídeo, dirigido por Claudio Torres e Lula Buarque de Hollanda, vai além do registro no palco da Turnê "Cor de rosa e carvão". Ao lado de trechos do show são mostrados flashes da vida na estrada de Marisa e seus músicos e promovidos encontros com alguns artistas com quem ela vem trabalhando ou que influenciaram seu trabalho. Dos Novos baianos (Baby do Brasil, Dadi, Moraes Moreira, Jorginho Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Pepeu Gomes), que se reuniram para este projeto, a dois dos parceiros de Marisa, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, passando pelas pastoras da Velha Guarda da Portela (Doca, Eunice e Surica), Paulinho da Viola e o violonista Raphael Rabello.
Para a gravação destas reuniões, informais e musicais, foi escolhido o antigo Hotel das Paineiras (na subida do corcovado, no Rio). Abandonado na época da gravação, este local paradisíaco na Floresta da tijuca costumava servir de concentração para a seleção brasileira de futebol nas décadas de 60 e 70. Abertos aos imprevistos e improvisos, sem ensaios, eles passavam a música uma vez e depois gravavam. A inédita "Batom no dente", nasceu na hora em que foi gravada: Brown e Antunes "rap-repentearam" a partir de uma conversa de Marisa com Davi Moraes.
Com 25 músicas, alternando registros dos shows, vinhetas e capella, jam sessions nas Paineiras, o Home Vídeo tem vida independente mas também é umas das peças que compõem o mosaico audiovisual de "Barulhinho Bom, uma viagem musical".
Para Criar a capa do Cd, Gringo Cardia se baseou no trabalho de Carlos Zéfiro. Entre os anos 50,60 e 70, Zéfiro escreveu e desenhou cerca de 860 revistas pornográficas que circulavam na clandestinidade. A partir de 1984, com o livro "O quadrinho erótico de Carlos Zéfiro", escrito pelo também quadrinista Otacílio d'Assunção a arte de Zéfiro começou a ser reconhecida. O desenhista que, por motivos óbvios, passou anônimo quase toda a vida, foi homenageado em 1991 na I Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro, quando revelou sua identidade - em julho do ano seguinte, o funcionário público Alcides "Zéfiro" morreu aos 70 anos. Agora, com "Barulhinho bom, uma viagem musical", a arte de Carlos Zéfiro ganha outra homenagem.
Marisa conta:
Novos Baianos - Me identifico totalmente com o jeito de viver a música dos Novos Baianos, que não faziam distinção entre vida e música. Na turnê do "Mais" eu já tinha incluído "Mistério do planeta" e no show de "Cor de rosa e carvão" vinha cantando "A menina dança".
Estúdio - Eu pensava gravar três ou quatros músicas, mas adoro estúdio e acabamos fazendo estas sete. Carlinhos Brown, de quem eu pretendia gravar "Magamalabares", chegou em Nova York com as outras duas músicas, "Maraçá" e "Arrepio". Ele não tinha levado instrumento algum além do violão, e fez as bases rítmicas com objetos que encontrou no estúdio, como caixas de papelão, de madeira e o próprio corpo.
Blanco - Há uns dez anos, fui convidada por uma amigo, o artista plástico Mário Fraga, para ler em off num vídeo este poema de Octávio Paz, traduzido por Haroldo de Campos. Como para mim é mais natural cantar do que falar preferi compor a música na hora.
Identidade visual: Sempre fui fã do traço e do texto de Carlos Zéfiro, grande quadrinista ícone da cultura pop brasileira. Um clássico que era ao mesmo tempo vanguarda. Uma vasta criação de origem misteriosa que todos conheciam e consumiam. Durante o auge do seu sucesso, que se estendeu entre os anos 1950 a 1970, a identidade de Zéfiro era clandestina.
A presença de sua obra no projeto gráfico do “Barulhinho Bom” sugere um diálogo entre as canções e a linguagem visual pop brasileira. Na época de lançamento, já se conhecia e podia-se homenagear o verdadeiro criador por trás dos quadrinhos geniais. Seu nome era Alcides Caminha, que além de tudo era parceiro musical de Nelson Cavaquinho e um grande compositor. Viva Carlos Zéfiro!
“O ano era 1996. A ideia era promover encontros musicais com parceiros e amigos sem ensaio e com total liberdade para serem filmados para o DVD de Barulhinho Bom. Meus convidados: Novos Baianos, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Davi Moraes e as pastoras da Velha Guarda da Portela. O cenário escolhido foi a ruína do hotel das Paineiras, na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, aos pés do Cristo Redentor. Tocamos e cantamos as músicas que amávamos, nosso repertório afetivo comum, entre gargalhadas e olhares cúmplices. Ouvir esses registros me faz sorrir ao lembrar de dias luminosos, no meio da natureza, com a cidade aos nossos pés, pertinho do céu, vivendo um sonho encantado daquele momento musical coletivo. Uma viagem musical”, lembra Marisa.